Calázio e hordéolo são dois tipos de inflamações que afetam as glândulas das
pálpebras, mas têm diferenças em termos de causa e tratamento.
Hordéolo ou terçol: também conhecido como terçol, é uma inflamação das glândulas sebáceas ou glândulas sudoríparas na base das pálpebras.
Sintomas – terçol
Lesão protuberante avermelhada e dolorosa na borda da pálpebra, geralmente com pus no centro.
Tratamento – terçol
Frequentemente envolve compressas quentes para ajudar a drenar o pus e, em alguns casos, pode ser necessária a prescrição de antibióticos tópicos ou orais.
Sintomas – calázio
É uma pequena protuberância na pálpebra causada pela obstrução de uma glândula sebácea. Quando uma glândula sebácea na pálpebra fica bloqueada, o óleo se acumula e forma um nódulo endurecido. Geralmente não é doloroso, mas pode causar inchaço e sensação de peso na pálpebra.
Tratamento – calázio
O tratamento pode envolver compressas quentes para ajudar a abrir a glândula bloqueada e, em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica do calázio.
A abordagem cirúrgica do calázio é bem simples e rápida. É fundamental que a lesão esteja sem sinais inflamatórios do hórdeolo ( lesão prévia). A anestesia é local (infiltração) sem sedação, já que o procedimento dura em torno de 20 minutos. O paciente precisa se afastar do trabalho por apenas um dia, mas é aconselhável evitar atividades físicas por pelo menos uma semana para uma melhor cicatrização da lesão.
Onde operamos?
Centro cirúrgico em Jundiaí:
- Centro Paulista da Visão
Centro cirúrgico em São Paulo:
- Hospital Israelita Albert Einstein nas unidades do Morumbi e Perdizes.
- CEMIC
- Hcloe – Unidade Paulista
Na Clinica Klaris, a Dra. Gabriella possui muita experiência na avaliação e conduta dos casos de tumorações palpebrais.
Para maiores informações, entre em contato e agende sua consulta.