Consiste na inserção de um dispositivo dentro da cavidade vítrea, que libera dexametasona (um corticosteroide) gradualmente. Este tratamento é eficaz para doenças da retina que apresentam edema e inflamação.
Indicações:
- Edema Macular Diabético
- Oclusões Venosas
- Uveíte
- Síndrome de Irvine-Gass
Procedimento: A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia local e/ou sedação. O paciente tem alta no mesmo dia, com o olho operado ocluído.
O que Esperar do Tratamento?
A resposta ao tratamento com injeções intravítreas pode variar entre os pacientes. Alguns podem notar melhora nas primeiras semanas, enquanto outros podem precisar de mais injeções para perceber uma melhoria na visão. Em geral, o efeito das injeções dura de 1 a 3 meses, dependendo da medicação utilizada. O tratamento pode ser repetido várias vezes e, em alguns casos, pode ser necessário de forma permanente.
Acompanhamento
O acompanhamento é personalizado para cada paciente. Alguns precisarão de consultas e exames mensais, enquanto outros poderão ter intervalos maiores entre as consultas. A frequência das visitas será determinada por uma série de fatores avaliados pelo seu médico durante a consulta e os exames. Cada paciente é único e deve ser tratado de maneira individualizada.
Como se Preparar para uma Injeção Intravítrea?
- Não venha dirigindo e, de preferência, traga um acompanhante.
- Higienize bem as pálpebras e cílios com shampoo neutro alguns dias antes do procedimento para reduzir o risco de infecções.
- Não use lentes de contato ou maquiagem no dia do procedimento.
- Use seus colírios para glaucoma normalmente, inclusive no dia do procedimento.
Onde realizamos as aplicações intra vítreas?
- Centro Cirúrgico em Jundiaí: Centro Paulista da Visão
- Centro Cirúrgico em São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein (Morumbi e Perdizes), Hospital Mira, Hospital Japonês Santa Cruz, IPEPO