Primeira Consulta Oftalmológica

ORIENTAÇÕES PARA A PRIMEIRA CONSULTA OFTALMOLÓGICA – É REALMENTE NECESSÁRIO DILATAR AS PUPILAS?

Antes de mais nada, é necessário compreender as diferenças do exame oftalmológico na infância e na vida adulta. O oftalmologista que atende crianças faz um exame objetivo que independe completamente das informações do paciente (criança ou bebê), assim sendo, não utilizaremos das técnicas convencionais tais como “melhor esse ou melhor aquele”?


Tal avaliação objetiva envolve um cálculo matemático feito através de um exame chamado RETINOSCOPIA, e é imprescindível que esta seja realizada sob a dilatação das pupilas com colírios; pois somente assim conseguiremos achar o grau real do paciente.

Com intuito que você – mamãe – se prepare para este momento, a Klaris Clínica Oftalmológica deixa aqui algumas orientações:


1) Venha com algum lanche, mamadeira ou brinquedo que possam servir de barganha para sua criança; se o menor mamar no peito, reserve-o para ajudar no exame.


2) Entenda que a dilatação demora um tempo médio de 30 a 40 minutos, assim sendo, não espere sair da clínica rápido;


3) Se sua criança estiver prostrada ou com febre, deixaremos o procedimento para uma nova ocasião;


4) Se sua criança possui lentes com proteção UV, estas serão bem vindos na saída da consulta, pois o incômodo com a luz é importante (especialmente em crianças com íris clara);


5) Saiba que seu bebê tem direito à atestado médico do dia por ter realizado a dilatação, mas ele não é proibido de ir à escola;


6) As pupilas poderão permanecer dilatadas por uma média de até 6 horas, e é natural que a criança tenha, além da fotofobia, sono e rubor facial.

Estamos te aguardando para fazer um exame oftalmológico completo da primeira infância.

×