Popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular da conjuntiva (membrana que cobre a parte branca dos olhos) em direção à pupila. O pterígio normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir a parte central da córnea, interferindo com a visão.
Causa
As causas exatas do pterígio não são completamente compreendidas, mas fatores como exposição ao sol (raios ultravioletas), poeira, vento e ar seco, assim como predisposição genética, podem aumentar o risco de desenvolvê-lo.
Sintomas
- Vermelhidão nos olhos
- Sensação de areia ou corpo estranho
- Coceira
- Lacrimejamento
- Embaçamento visual
- Sensibilidade à luz (fotofobia)
Diagnóstico
O diagnóstico de pterígio é baseado no exame clínico, embora exames como os de acuidade visual, topografia da córnea e a documentação fotográfica do olho podem ser realizados.
Tratamento
Em casos iniciais e com poucos sintomas, pode ser tratado clinicamente com uso de colírios recomendados por um oftalmologista.
O tratamento cirúrgico normalmente é indicado por razões estéticas, por diminuição da visão (causada por irregularidades da córnea ou indução do astigmatismo) ou pela presença de sintomas severos, que respondem de maneira insatisfatória ao tratamento com colírios.
Como é feita?
A cirurgia para tratar o pterígio é um procedimento com risco relativamente baixo e rápida recuperação.
A melhor técnica cirúrgica consiste na remoção do tecido doente e na reconstrução da conjuntiva. Essa reconstrução pode ser realizada com a própria conjuntiva do paciente (autotransplante conjuntival) ou com membrana amniótica preservada (placenta) para preencher o espaço vazio criado pela remoção do pterígio, sendo fixado com cola biológica ou com suturas.
É realizada sob anestesia local com duração de aproximadamente 30 minutos.
Pós operatório
Normalmente a pessoa leva de 7 a 14 dias para se recuperar e voltar à rotina. Deve ser utilizado colírios por pelo menos um mês.
Onde operamos?
Centro cirúrgico em Jundiaí:
- Centro Paulista da Visão
Centro cirúrgico em São Paulo:
- Hospital Israelita Albert Einstein nas unidades do Morumbi e Perdizes.
- CEMIC
- Hcloe – Unidade Paulista
Na Clínica Klaris, nossas especialistas Dra Gabriella e a Dra. Daniela, possuem vasta experiência no tratamento de pterígeo e podem te auxiliar na condução do seu caso com execlência.
Para mais informações ou para agendar uma consulta, entre em contato conosco.